Dr. Fisiologia

A satisfação do paciente é um resultado-chave de saúde

A satisfação do paciente é um resultado-chave de saúde

Apesar dessa afirmação parecer clichê, muitas organizações de saúde parecem não praticar ações consistentes relacionadas a satisfação do paciente. O que é um erro, pois as organizações que se concentram em melhorar a satisfação do paciente têm melhor qualidade de atendimento.

Outro fator importante que precisamos considerar nessa equação é a satisfação dos colaboradores da organizações de saúde. Afinal, evidências apontam para uma forte ligação entre a satisfação da equipe e a satisfação do paciente.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra, a satisfação e o engajamento no trabalho dos colaboradores estão positivamente relacionados à satisfação do paciente e negativamente relacionados às taxas de mortalidade hospitalar, taxas de infecção e erros evitáveis.

Ou seja, quanto maior o engajamento e a satisfação da equipe no trabalho, maior a satisfação do paciente.

E, quanto menor engajamento e a satisfação da equipe, maiores as taxas de mortalidade hospitalar, taxas de infecção e erros evitáveis.

Desta forma, também precisamos nos preocupar com a satisfação do trabalhadores da saúde!

O que a ciência diz?

Um recente estudo apresentou evidências de que o apoio dos líderes de organizações de saúde influenciam a satisfação do paciente, uma vez que são os líderes que moldam a satisfação e engajamento dos colaboradores.

Afinal, são os líderes que influenciam nos fatores de participação da equipe nas tomadas de decisões e gerenciam a pressão do ambiente de trabalho.

A importância da formação de líderes

Por isso, é fundamental a formação de líderes de apoio para atuação em organizações da área da saúde. Mas, você sabe quais são as principais características dos líderes de apoio?

Os líderes de apoio fornecem feedbacks claros e construtivos, buscam a opinião dos seus colaboradores sobre decisões que afetam o ambiente de trabalho, cuidam da saúde e bem-estar dos seus liderados e mostram apreço pelo trabalho das pessoas.

Com a atuação de líderes com estas características, as organizações de saúde podem alcançar resultados-chave, como a satisfação do paciente.

Afinal, a satisfação do paciente é um resultado-chave de saúde.





Referências:

Dawson J. Links between NHS staff experience and patient satisfaction: analysis of surveys from 2014 and 2015. NHS England, 2018. Disponível: https://www.england.nhs.uk/wp-content/uploads/2018/02/links-between-nhs-staff-experience-and-patient-satisfaction-1.pdf

West, T. H., Daher, P., Dawson, J. F., Lyubovnikova, J., Buttigieg, S. C., & West, M. A. (2022). The relationship between leader support, staff influence over decision making, work pressure and patient satisfaction: a cross-sectional analysis of NHS datasets in England. BMJ open, 12(2), e052778. Disponível: https://bmjopen.bmj.com/content/12/2/e052778