CoFounder e COO da Dr. Fisiologia
Lançado no final de 2022, a nova ferramenta da OpenAI tem sido motivo de inúmeras discussões nas mais diversas redes e canais de comunicação. A primeira grande discussão que surgiu foi relacionada a sua acurácia na capacidade e rapidez na geração de respostas para perguntas introduzidas pelos usuários.
O fato é: o ChatGPT é uma ferramenta que utiliza do aprendizado de máquina para gerar, compilar e transcrever uma conversa com o usuário de forma mais natural.
É claro que a depender do seu foco com as respostas, alguns ajustes na naturalidade do texto precisam ser feitos, mas precisamos confessar que esses ajustes são mínimos, quando buscamos respostas rápidas a perguntas simples.
É seguro fazer um copy-paste na resposta gerada pelo ChatGPT?
É nesse ponto que a maior parte das discussões estão sendo geradas. Será que o ChatGPT é uma ameaça aos criadores de conteúdo? Será que a ferramenta substitui a pesquisa e curadoria da informação? Nossa resposta é: NÃO.
Apesar do chatbot ser uma ferramenta super interativa e que gera uma comunicação bem próxima a natural, o primeiro ponto que devemos considerar é qual a estratégia da comunicação.
Entendendo as estratégias de comunicação
Precisamos ter em mente que a estratégia de comunicação, a seleção de público-alvo da informação, ainda deve ser direcionada pelos criadores de conteúdo e estrategistas de comunicação e marketing.
O ChatGPT não substitui o criador de conteúdo que é quem, de fato, entra com a estratégia da comunicação. O não se pode negar é que esta ferramenta de fato facilita o processo de escrita, apresentando textos relativamente bem ajustados à demanda que foi solicitada.
Qual a qualidade da informação fornecida pelo ChatGPT?
E se adicionar um artigo científico, será que a ferramenta é capaz de transformar em um conteúdo? Sim, ela consegue fazer isso, mas de maneira bem, bem básica. Ela basicamente gera um resumo de artigo científico e é aí que entra o viés sobre a qualidade do material especializado!
Lembre-se: ChatGPT é ferramenta, não estratégia da comunicação. É interativo, mas não faz a curadoria da informação que foi solicitada para a máquina. Esses são, ainda, papéis cruciais de criadores de conteúdo e de especialistas que trabalham com criação de informação em saúde.
Quais são as considerações das revistas científicas?
Recentemente as revistas Nature e Science se manifestaram sobre o uso do ChatGPT na escrita de artigos científicos. Em ambas as manifestações, os grupos deixaram claro que é uma ferramenta, mas que não substitui a curadoria feita pelos pesquisadores e cientistas e, por isso, deve ser utilizada com cautela.
Como realizar a curadoria dos conteúdos gerados?
No mundo científico a curadoria da informação em saúde é um dos principais papeis dos especialistas. Avaliar apenas as conclusões de um estudo científico pode ser uma forma muito superficial de compreender os achados, mas avaliar as metodologias e análises que levaram àqueles resultados é o ponto principal da qualidade da informação.
Perguntas como: “Será que a metodologia era adequada para responder à pergunta do estudo? Será que a conclusão do estudo não foi enviesada?” são respondidas pela análise de um especialista o qual decide se considera, ou não, aquele determinado estudo como fonte da escrita de um material de comunicação em saúde.
Cuidados especiais na comunicação em saúde
A comunicação em saúde tem crescido nos últimos anos, e a sua qualidade e responsabilidade são gigantescas. Aliás, qual será o impacto de uma informação errada compartilhada a partir de dados ou resultados incoerentes ou mentirosos? Vimos muito disso durante o ápice da pandemia com o crescimento das fake news, não é mesmo?
Embora o ChatGPT seja uma ferramenta que atenta às necessidades básicas na criação de conteúdo de forma rápida e ágil, com certeza a curadoria da fonte da informação transcrita ainda deve ser feita por especialistas!
E POR ISSO A DR. FISIOLOGIA EXISTE!
Nós somos especialistas em pesquisa e curadoria da informação em saúde e fornecemos para você o direcionamento para que possa criar conteúdo em saúde de forma estruturada e assertiva! Quer saber como podemos te ajudar? Conheça nossa Plataforma de Direcionamento Otimizado de Conteúdo para agilizar a sua criação de conteúdo e ter acesso a fontes confiáveis de informação em saúde.
Referência científica: Thorp, H. H. (2023). ChatGPT is fun, but not an author. Science, 379(6630), 313-313. DOI: 10.1126/science.adg7879 Flanagin, A., Bibbins-Domingo, K., Berkwits, M., & Christiansen, S. L. (2023). Nonhuman “Authors” and Implications for the Integrity of Scientific Publication and Medical Knowledge. JAMA. DOI: 10.1001/jama.2023.1344
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