Existem poucas marcas tão icônicas e amadas no mundo quanto a Barbie. Com mais de 64 anos de história, essa boneca se tornou um fenômeno cultural, associada visualmente a um tom específico de rosa e símbolo de estilo e elegância.
E como era de se esperar, o filme da Barbie vem sendo apontado como o grande evento na cultura pop do ano, dominando os trending topics de cinema, moda e marketing, acumulando mais de 400 milhões de visualizações na hashtag #BarbieCore no TikTok.
Mas, por trás de todo o sucesso, surge uma questão importante: será que a Barbie também promove saúde?
Barbie Girl e as controvérsias
Apesar do buzz gerado nas redes sociais estar sendo muito mais difundido entre Millenials e Geração Z, quando pensamos na boneca Barbie, ela está muito mais presente no dia-a-dia de crianças, principalmente meninas.
Ao longo de gerações, a boneca Barbie é um brinquedo amplamente escolhido para a hora de brincar. No entanto, a Mattel enfrentou desafios, incluindo críticas relacionadas a estereótipos de gênero e distorção de imagem, levando a empresa ao lançamento de uma nova gama de bonecas com diversos tipos de corpo, tons de pele e profissões.
Nas ultimas décadas pesquisadores vem apresentando criticas devido a promoção da magreza e os ideais baseados na aparência desde a infância.
Apesar de não ser consenso, as bonecas Barbie foram criticadas por fornecer às meninas uma representação física de formas irrealistas do corpo feminino.
Para falarmos mais sobre esse assunto, trouxemos alguns estudos que revelam como a exposição à Barbie pode ter um impacto negativo na imagem corporal e autoimagem das meninas.
A Barbie faz as meninas quererem ser magras?
Em 2006, pesquisadores da Universidade de Sussex e da Universidade do Oeste da Inglaterra fizeram este mesmo questionamento. Eles descobriram que meninas de 5 a 8 anos expostas à boneca apresentaram menor estima corporal e maior desejo por um corpo mais magro.
Esses resultados alertam sobre a importância de considerarmos os padrões de beleza irrealistas que a Barbie representa e seu possível impacto na percepção de corpo das meninas desde a infância.
Guarda-roupas da Barbie e a insatisfação corporal
Pesquisadores americanos estudaram o impacto da exposição a bonecas de diferentes formatos de corpo na insatisfação corporal de meninas (6 a 8 anos de idade).
Os resultados mostraram que o formato do corpo das bonecas influenciou as avaliações de insatisfação corporal das meninas. As meninas que brincavam com bonecas magras, desejavam corpos mais magros após as brincadeiras. Já as meninas que brincavam com bonecas com corpos não magros, apresentavam menor desejo por este biotipo.
Desta forma, os pesquisadores concluíram que brincar com bonecas irrealisticamente magras pode estimular a motivação para uma forma mais magra em meninas.
Insatisfação corporal e os riscos a saúde
A insatisfação corporal é um distúrbio da imagem, caracterizado por sentimentos negativos em relação ao peso e à aparência física. Essa condição pode surgir durante a juventude e tende a se agravar ao longo da vida adulta.
Mulheres são influenciadas por pressões sociais por um corpo magro, provenientes de diversas fontes, como amigos, família, colegas e principalmente redes sociais e mídia. Vale destacar o papel da mídia na promoção do “corpo ideal”, retratando o corpo feminino geralmente de 13% a 19% abaixo do peso considerado saudável.
Conscientização e Promoção da Saúde Mental e Emocional
A insatisfação corporal está ligada a comportamentos de dieta restritiva, que podem ser precursores de transtornos alimentares.
Assim, devemos enfatizar a necessidade de pais, professores, médicos e psicólogos envolverem as meninas em discussões sobre imagem corporal.
Profissionais do setor de marketing e comunicação em saúde devem considerar os possíveis impactos negativos da Barbie na saúde mental e emocional das meninas.
É fundamental que estes profissionais estejam atentos aos impactos e trabalhem para fornecer conteúdos que promovam uma imagem corporal saudável e uma autoestima positiva entre mulheres, crianças e adolescentes.
Ao fazer isso, será possível contribuir para a saúde mental e emocional, construindo uma sociedade mais saudável e inclusiva.
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Referências científicas: Dittmar H, Halliwell E, Ive S. Does Barbie make girls want to be thin? The effect of experimental exposure to images of dolls on the body image of 5- to 8-year-old girls. Dev Psychol. 2006 Mar;42(2):283-92. doi: 10.1037/0012-1649.42.2.283
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