Afinal, podemos confiar no ChatGPT para a criação de conteúdos dos nossos canais de comunicação com pacientes e médicos? É seguro utilizar o ChatGPT na saúde? Essa é uma dúvida que vem nos cercando desde o inicio do buzz gerado por este chatbot da OpenAI.
Como profissionais da saúde especializados em criação de conteúdo para o setor de medicina e diagnóstico, trouxemos 3 questões-chave sobre o uso do ChatGPT para esta aplicação.
Podemos fazer pesquisa e curadoria de informações no ChatGPT?
Poder até pode, mas se questione: Você gostaria de ter a sua imagem ou o nome da sua empresa associado a propagação de Fake News?
Assim como existem muitas informações corretas e relevantes disponíveis on-line, também existem muitas informações erradas e falsas. Isso quer dizer que ao usar o ChatGPT eu vou estar reproduzindo uma Fake News? Não, necessariamente.
Mas vale lembrar que as informações geradas pelo ChatGPT a partir de nossas perguntas, infelizmente não podem ser verificadas, uma vez que ele não informa quais são as fontes de informações que ele utilizou para reproduzir aquele texto.
Você não está proibido de fazer pesquisas com o auxilio do ChatGPT, mas tenha em mente esta problemática da verificação da fonte de informação. Usar o ChatGPT para pesquisa e curadoria na área da saúde pode ser útil, mas é importante estar ciente dos riscos envolvidos e tomar as precauções necessárias para garantir a precisão, imparcialidade e responsabilidade das informações obtidas.
Posso usar o ChatGPT para definir os meus temas de conteúdos?
Sim, é uma possibilidade. Mas, novamente volto a te questionar: Você quer se destacar como autoridade ou simplesmente falar a mesma coisa que todo mundo fala (e todos estão cansados de ouvir)?
O processo criativo é fundamental para sair da mesmice e sugerir temas relevantes para o público-alvo. E se estamos falando de criatividade vale lembrar que o processo de criatividade envolve a capacidade de pensar originalmente, algo que uma IA (inteligência artificial) ainda não pode fazer pelos humanos.
O ChatGPT não tem uma mente criativa, pois, apesar do chatbot ser uma ferramenta super interativa, ele é um modelo de linguagem programado para gerar textos coerentes e relevantes com base nos dados que foram fornecidos durante seu treinamento.
Então para ter esta originalidade e possibilidade de maior conexão com o público-alvo, é fundamental ter uma compreensão profunda sobre saúde, além da necessidade de estar atualizado sobre as tendências e novidades.
Posso usar o ChatGPT para agilizar o processo de escrita de conteúdo?
Sim! Se você tiver consciência e prestar atenção nas limitações do ChatGPT, vai perceber que ela é uma ferramenta incrível nos momentos de atividades mais operacionais ligadas à criação de conteúdo.
Não se pode negar que o ChatGPT de fato facilita o processo de escrita e é uma ferramenta preciosa para esta função. Mas, se você não souber fazer a pergunta certa, a IA também não trará a resposta certa.
Fazendo as perguntas certas, você cria um ambiente (minimamente) controlado para que o ChatGPT seja mais assertivo na escrita do seu conteúdo. E pensando em ajudar outros redatores e criadores de conteúdo da área da saúde, a Dr. Fisiologia criou uma Plataforma de Direcionamento Otimizado de Conteúdo, onde você encontrará briefings de ponta à ponta para ser o apoio de um redator humano ou um redator IA, como é o caso do ChatGPT.
Se você quer agilizar seu processo de criação de conteúdo, clique no link e conheça a Plataforma D.O.C.
Autora: Renata Steinbach
CoFounder e CMO da Dr. Fisiologia
1 comments