Dr. Fisiologia

A arte de levar pancadas

A arte de levar pancadas

Autor: Rafael Appel Flores

CoFounder e CPO da Dr. Fisiologia

Desde que me aventurei pelos caminhos do empreendedorismo, deparei-me como uma realidade que jamais imaginei ou senti em minha vida: o quanto um empreendedor leva de pancadas ao longo do caminho.

Obviamente não estou falando de pancadas literais. A verdade é que a rotina de todo empreendedor é desafiadora, mas de uma forma diferente daquilo que sempre enfrentei na academia.

Calma, vou explicar melhor.

Jornada acadêmica

Quando estava na bancada, embora existissem os desafios científicos naturais da carreira, ainda assim era um ambiente controlado, com variáveis bem definidas e sem a pressão das metas. Ora, não dá pra fazer ciência do dia pra noite.

No empreendedorismo não é assim que a banda toca. A primeira diferença que notei é que a partir do momento que você se propõem a empreender, o tic tac do relógio não para, ele acelera! Timing dentro do empreendedorismo é algo fundamental, porque se você perder o seu ou do seu negócio, a chance de tudo dar errado é bem grande.

Mas, estamos falando de pancadas e não de timing (embora tudo tenha relação).

E como ter sucesso no empreendedorismo?

É imprescindível para quem for empreender ter a consciência que tudo o que você fizer no seu negócio, literalmente tudo, estará a prova. E se você não estiver disposto a escutar e ver os sinais, poderá colocar tudo a perder.

Esteja aberto a opiniões, a ouvir conselhos, a compartilhar experiências, principalmente com aqueles que já avançaram no processo. Quem está um passo a frente, sempre terá algo a acrescentar no seu negócio. E principalmente, aceite críticas.

Aceitar criticas talvez seja um dos processos mais difíceis de todos

É justamente nestes momentos, em que tudo parece não fazer mais sentido, que as melhores soluções são construídas. Por isso, as pancadas são NECESSÁRIAS! Nada se constrói só com elogios. Levar porradas é fundamental para melhorar o seu negócio e evitar erros que possam te prejudicar no futuro.

Preparado(a) para entrar nesse ringue?